A torta da motivação

Faz tempo que eu estava a fim de escrever de novo, uma puta coisa simples que simplesmente não rolava. Capacidade de, preguiça, assunto, vergonha…

Pois bem, a amiga pediu a receita da torta de escarola que fiz, como não deu certo mandar pelo pelo whatsapp, achei que seria bacana deixar num lugar mais fácil pra consultar. De quebra, exercito a escrita, o pensar, o ler, reler, as construções e bora la, a massa.

2 ovos, 2 xícaras de leite, 1/2 xícara de óleo, 2 xícaras de farinho de trigo (ou 1 de trigo e 1 de fubá, usei essa versão), 1 colher (café) rasa de sal, 25 gramas ou 1/2 pacotinho de queijo ralado e 1 colher (sobremesa) de fermento em pó. Bate primeiro os líquidos no liquidificador e depois os sólidos, fermento por ultimo.

Recheio amiga: 1 maço de escarola (lavada e tals), 1 cenoura ralada, 4 dentes de alho, bacon (a gosto), salsinha (a gosto), o queijo que você preferir ou tiver em casa ralado (a gosto), sal e pimenta preta. Frita o alho na manteiga e coloca as folhas de escarola inteiras pra refogar e deixa até murchar bem, acerta o sal e a pimenta, depois que murchar, escorre a água que provavelmente soltou pra ficar melhor na hora de montar a massa. Mistura em um outro ‘potinho’ a cenoura ralada, o bacon frito, o queijo ralado, a salsinha, sal e a pimenta. Ah, pode colocar tomate picado, mas junta um pouquinho d’agua, pode estragar mais rápido.

O legal é fazer em forma de alumínio, se for antiaderente é até melhor, se não, da pra fazer em forma de vidro também, mas gruda um um pouco, mesmo depois de untar (não altera o sabor então, no problem se fizer na de vidro). Então, unta a forma! Camada 1: camada media-fina de massa. Camada 2: a mistura de cenoura. Camada 3: o restante da massa. Camada 4: as folhas de escarola refogadas, até colocar todas (se achar muito, só não colocar tudo). Camada 5: queijo mussarela ou parmesão ralado e da pra deixar mais bonita ainda com catupiry. Forno até dourar, uns 45 minutos.

Amiga, sera que agora vai? Eu volto a escrever e você vai para a cozinha?

Gosto de escrever umas paradas e umas receitas as vezes.

Gosto de escrever umas paradas e umas receitas as vezes.